ROLEX EXPLORER II - BASEL
Olá amigos, a maioria das pessoas quando se depara com um EXPLORER, logo aponta para a sua função GMT representada pelo ponteiro laranja das fotos. Nós da Comerciofast fazemos o mesmo, no entanto, fazemos questão de esclarecer que esse ponteiro tem uma fama que originalmente não lhe pertence.
As fotos acima são dos novos modelos lançados na feira de Basel de 2011. Esses modelos sofreram basicamente duas mudanças importantes:
- a caixa passou de 40 para 42mm seguindo a tendencia dos relógios maiores
- o famoso ponteiro de GMT (já vamos falar sobre isso) de vermelho passou a laranja
- a inscrição EXPLORER também passou do vermelho ao laranja
Bem, vamos ao ponteiro GMT. Quando a Rolex idealizou o Explorer, ele tinha exatamente o objetivo que o nome sugere, servir a exploradores, aventureiros e principalmente espeleologos. Espeleologos são homens que tem como profissão a exploração de cavernas.
Na peça publicitária ao lado esta o segundo modelo do Explorer, na verdade o primeiro que apresentava a bezel numerada de 1 a 24 e já com o ponteiro que acabou assumindo mais uma função além da inicialmente idealizada. A função GMT foi uma criação do tempo, das coincidências e de sua semelhança absoluta com os modelos GMT. Porém originalmente a verdade sobre a função desse ponteiro é outra. ele foi concebido para oferecer aos espeleologos e alpinistas das grandes montanhas geladas, das calotas polares, pois, o ponteiro vermelho e as escalas serviam na verdade para informar aos aventureiros se eram por exemplo, 6 da tarde ou da manhã. Nas cavernas a utilidade é óbvia, eles passavam dias e dias se aprofundando nas cavernas e sem a presença de nenhuma luz natural, poderiam perder a noção do tempo e com esse relógio, eles sabiam com precisão se era dia ou noite do lado de fora das cavernas. No caso das montanhas geladas e das calotas, a utilidade era a mesma, nesses locais as noites e dias podem durar seis meses e assim eles saberiam que momento do dia estavam vivendo com precisão. Com o tempo a função GMT foi incorporada pelos usuários, mas a verdade é que o próprio funcionamento do GMT e do Explorer são bem diferentes, mas, o dono do gado é quem dá o nome aos bois e sendo assim, se você preferir utilizar esse recurso como um GMT de poucos recursos, ótimo, é um belíssimo relógio e ninguém vai perguntar se você é ou não um explorador de cavernas, vão notar simplesmente que você tem bom gosto ao escolher esse modelo que a partir desse ano recebeu essa nova roupagem com caixa de 42mm, aliás, dizem por ai que os Submarinos de 42 ou 43mm estão saindo das oficinas da Rolex. Vamos aguardar.
Gostou, veja mais detalhes e fotos sobre o novo Rolex Explorer e sua réplica
comerciofast@yahoo.cn ou comerciofast@gmail.com
comerciofast@yahoo.cn ou comerciofast@gmail.com
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário